Experiências internacionais e a realidade brasileira estão presentes no 4º Fórum da Saúde Suplementar

19 de Outubro de 2018

Experiências internacionais e a realidade brasileira estão presentes no 4º Fórum da Saúde Suplementar

Com a presença de representantes dos mais diversos elos da cadeia de saúde, evento da FenaSaúde pretende apontar caminhos para os desafios do setor

Com o tema ‘O desafio da eficiência em saúde: um debate inclusivo’, a Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde) reunirá os mais diversos especialistas da cadeia de saúde durante o 4º Fórum da Saúde Suplementar, na próxima segunda-feira (22) e terça-feira (23), no Rio de Janeiro. O evento contará com autoridades públicas, palestrantes e debatedores nacionais e internacionais, além de representantes das operadoras de planos de saúde. Para  conferir o Fórum de forma gratuita e online, basta se inscrever nesses links: goo.gl/tn3sqf (22/10) e goo.gl/t9hZbY (23/10).

“O Fórum da FenaSaúde é uma oportunidade de reunir os principais representantes e entidades do setor para debater os dilemas e apontar possíveis caminhos em busca de soluções que desenvolvam e fortaleçam a Saúde Suplementar brasileira. Nesse sentido, conhecer as experiências internacionais torna-se enriquecedor”, afirma Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde.       

No primeiro dia, a solenidade de abertura ficará a cargo dos ministros da Saúde e da Justiça, Gilberto Occhi e Torquato Jardim, respectivamente; o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca; o presidente do Instituto Coalizão Saúde, Claudio Luiz Lottenberg, além de Solange Beatriz. 

Na sequência, haverá a palestra magna do Fórum sobre os dilemas da assistência à saúde no mundo, que será realizada por Robert Pearl – diretor executivo e CEO do The Permanente Medical Group, e professor de Medicina e Administração em Saúde da Universidade de Stanford.

Em seguida, o debate será sobre Economia e Saúde no cenário brasileiro. Nesse primeiro painel, o palestrante será Marcos Lisboa, diretor presidente do Insper. Após o fim de sua apresentação, o tema continuará em discussão com os debatedores Robert Pearl; Leandro Fonseca; Romeu Cortes Domingues, presidente do Conselho de Administração da DASA; Manoel Peres, diretor-presidente da Bradesco Saúde e Mediservice; e Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP).

Na parte da tarde, ainda no primeiro dia, o Fórum abordará ‘Como fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) nos planos de saúde’. Nesse tema, o palestrante será Lewis Sandy, vice-presidente Sênior da UnitedHealth Group. Na sequência, os debatedores Gustavo Gusso, professor da Universidade de São Paulo (USP); Augusto Aras, subprocurador-geral da República e coordenador da 3º Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal; Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed; Ana Elisa Siqueira, presidente do Conselho da Aliança para a Saúde Populacional (ASAP); e Paulo Chapchap, diretor geral e CEO do Hospital Sírio Libanês.

Segundo dia    

Na terça-feira, dia 23, o Fórum começa com a palestra de abertura do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que abordará ‘O momento institucional brasileiro’. Na sequência, o painel ‘Crescimento dos custos em Saúde’ terá a palestra de João Manuel Pinho de Mello, secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência do Ministério da Fazenda.  Para debater o tema, estarão presentes Ary Ribeiro, vice-presidente do Conselho de Administração da Anahp; Denise dos Santos, CEO do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; Henrique Lian, diretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste (Associação de Consumidores); Irlau Machado de Filho, presidente da NotreDame Intermédica e vice-presidente da FenaSaúde; e Maurício Lopes, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica e vice-presidente da FenaSaúde.

À tarde, a discussão será ‘O futuro da informação’ e terá a palestra de Henrique vonAtzingen do Amaral, líder do ThinkLab na IBM Brasil e professor de inovação na pós-graduação da ESPM. Após o fim da apresentação, o debate ficará a cargo de Claudia Cohn, presidente do Conselho da Abramed; Flávio Bitter, diretor-gerente da Bradesco Saúde e vice-presidente da FenaSaúde; Francisco Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde; Franklin Padrão Junior, diretor-presidente da Golden Cross e vice-presidente da FenaSaúde; e Josier Vilar, diretor-presidente do IBKL.

Para encerrar o 4º Fórum da Saúde Suplementar, a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, fará um balanço do evento e apresentará a agenda do setor para 2019.

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | FenaSaúde | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777