Planos de saúde estimulam consumidores à adoção de práticas saudáveis

05 de Abril de 2019

Planos de saúde estimulam consumidores à adoção de práticas saudáveis

Associadas à FenaSaúde promovem uma série de atividades destinadas à saúde e ao bem-estar dos beneficiários

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), por meio de suas associadas, incentiva a promoção de atividades voltadas ao bem-estar a à qualidade de vida de seus beneficiários. Para marcar o Dia da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, celebrados dias 6 e 7 de abril, a FenaSaúde apresenta algumas ações desenvolvidas pelas operadoras de planos de saúde voltadas a práticas saudáveis.

“A prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir doenças como diabetes, câncer e as cardiovasculares, além de proporcionar maior bem-estar. As associadas da FenaSaúde buscam cada vez mais cuidar da saúde dos beneficiários, estimulando a escolha por hábitos mais saudáveis”, destaca João Alceu Amoro Lima, presidente da Federação. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que vai trabalhar para reduzir em 15% a inatividade física até 2030. Segundo dados da pesquisa Vigitel Saúde Suplementar (2017), estudo produzido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Ministério da Saúde, 45,8% dos brasileiros com planos de saúde praticam atividade física insuficiente e o excesso de peso atinge 53,7% dessa população.

Confira algumas das ações das associadas à FenaSaúde:

Gestão de saúde

Programa de gestão de saúde populacional para promover qualidade de vida entre os beneficiários. Oferece um conjunto de iniciativas focadas na gestão integrada da saúde com o objetivo promover hábitos de vida mais saudáveis, prevenindo doenças e suas complicações, por meio de conscientização, orientação e monitoramento dos pacientes. Cada iniciativa oferece atendimento especializado para o perfil de saúde do segurado, como idosos, gestantes, doentes crônicos, oncológicos, em pós alta hospitalar, entre outros. Dentre as ações trabalhadas, planejamento familiar, reeducação alimentar e combate ao tabagismo e à obesidade.

Atendimento multidisciplinar

Unidades de atendimento multidisciplinar baseadas em atenção primária e coordenação do cuidado, com equipes compostas por médicos de família, enfermeiros e agentes de saúde, além de fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Em média, 9 em cada 10 pacientes atendidos pelas unidades do Espaço Saúde têm seus problemas de saúde resolvidos pelo médico de família, sem necessidade de encaminhamento para outros especialistas. Entre o grupo atendido pelo Espaço Saúde a frequência de hospitalização dos pacientes acompanhados é cerca de 20% menor que os demais.

Corridas de rua e caminhada

O projeto busca sensibilizar a população brasileira sobre a importância da atividade física para um futuro com qualidade de vida. Em cada etapa são realizadas provas de corrida (6 KM) – com premiação em dinheiro para os vencedores – e caminhada (3 KM). Desde a primeira edição em 2007, já foi realizado em mais de vinte cidades do Brasil, reunindo 450 mil participantes. Os participantes longevos sempre são homenageados no palco do evento com troféus.

© Copyright 2016 | FenaSaúde | Rua Senador Dantas 74, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777