Constituída em fevereiro de 2007, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) representa 13 grupos de operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde e planos exclusivamente odontológicos.
A Federação é presidida por Manoel Antonio Peres, diretor-presidente da Bradesco Saúde, e tem como diretora-executiva a advogada e engenheira, Vera Valente. A atual diretoria da FenaSaúde é composta por 12 grupos e eleita em dezembro de 2021 para mandato de 3 anos.
Associadas à FenaSaúde:
- Allianz Saúde;
- Amil Assistência Médica Internacional;
- Bradesco Saúde;
- Unimed Nacional;
- Gama Saúde;
- Golden Cross;
- Itauseg Saúde;
- MetLife Planos Odontológicos;
- OdontoPrev;
- Omint Serviços de Saúde;
- Porto Seguro - Seguro Saúde;
- SulAmérica Saúde;
- Unimed Seguros Saúde.
Visão
A FenaSaúde atuará decisivamente para contribuir para a sustentabilidade e o crescimento do setor de saúde suplementar brasileiro. Ampliará sua capacidade de influenciar positivamente os atores políticos e regulatórios e fomentará o reconhecimento dos usuários e médicos em relação à qualidade do serviço prestado pelas empresas que representa.
Missão
Ser a entidade de maior reconhecimento e representatividade na defesa dos interesses das empresas associadas do setor de saúde suplementar, atuando junto à sociedade, órgão regulador e poderes constituídos.
Valores
Representatividade: Ser um importante meio de representação dos Associados, através de ideias, propostas e instrumentos comuns para a valorização e sustentabilidade da atividade privada de assistência à saúde e das melhores práticas para o atendimento da população beneficiária.
Diálogo e colaboração: Valorizar os Associados; respeitar e acolher a sua diversidade e liberdade de opinião; buscar permanentemente o trabalho em equipe; e incentivar a participação de todas as Associadas.
Promoção do conhecimento: Manter foros permanentes de debates, troca de experiências, produção de conhecimento e desenvolvimento de propostas sobre os aspectos assistenciais, econômico-financeiros, legais, técnicos e operacionais do setor de saúde suplementar. Manter agilidade no desenvolvimento dos trabalhos, com estruturas operacionais bem dimensionadas para atender as necessidades dos Associados. Oferecer as melhores condições ao alcance para manter os Associados informados sobre os principais assuntos de interesse comum.
Transparência: Buscar constantemente a transparência na comunicação com a sociedade.
Responsabilidade social: Incentivar práticas de cidadania e responsabilidade social.